Sobre Nathalia

Trajetória Musical
De estudante a educadora
Mestranda em música pela UFPA, possui graduação em Música (UEPA) e especialização em Psicopedagogia. Iniciou seus estudos de violino no Projeto Vale Música e teve aulas com renomados professores nacionais e internacionais.
Participou de diversas masterclasses e integrou importantes orquestras como a OSTP e a OJVM, sob regência de maestros de vários países. Atuou em concertos no Brasil e no exterior, com destaque para apresentações na Venezuela e em Portugal.
Foi premiada em concurso de violino e já se apresentou ao lado de artistas consagrados. Atualmente, é professora de violino no Conservatório Carlos Gomes e na UFPA, além de spalla da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta.
Desenvolvimento da Abordagem Sometria

A busca por soluções para seus próprios desafios técnicos levou Nathalia a descobrir a técnica Alexander. Ao experimentar essa abordagem, ela percebeu melhorias significativas em sua técnica e bem-estar como violinista.
No entanto, Nathalia percebeu que, embora extremamente valioso, a Técnica Alexander em sua forma tradicional não abordava completamente as necessidades específicas dos violinistas e outros instrumentistas de cordas.
Foi assim que, ao longo de anos de pesquisa, experimentação e trabalho com centenas de alunos, Nathalia desenvolveu sua própria técnica. Combinando os princípios fundamentais da Técnica Alexander com insights específicos sobre a biomecânica do violino e a psicologia da performance musical, ela criou uma abordagem verdadeiramente revolucionária.
Hoje, a Técnica Sometria é reconhecida e tem ajudado músicos de todos os níveis a superarem limitações técnicas, prevenirem lesões e desenvolverem uma expressão musical mais livre e autêntica.

Nathalia Vidal